De 1 a 10 de dezembro realiza-se a visita de Fr. Massimo Fusarelli, Ministro geral, à Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus em Angola . O Ministro está acompanhado por Fr. Victor Luís Quematcha e Fr. César Külkamp, Definidores Gerais, e por Fr. Paulo Roberto Pereira, Provincial da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria no Brasil.
No primeiro dia encontrou-se com os postulantes da Fundação: falaram da vocação franciscana, do carisma que deve ser inculturado , isto é, que deve adaptar-se ao próprio contexto cultural. O Ministro pediu aos jovens que “ escrevam a própria história, escrevam-na com o olhar da fé ”.
Nos dias seguintes, o Ministro encontrou-se com os frades da Fundação: “Encontro uma realidade franciscana muito jovem e viva, porque o nosso carisma exerce um grande fascínio sobre os jovens que o abraçam com o desejo de pertencer a Deus e servir a missão , especialmente entre o seu povo”, disse Fr. Massimo.
Ontem, 4 de dezembro, também foi dedicado às Clarissas e aos franciscanos seculares da capital angolana, Luanda. As 47 Clarissas acolheram o Ministro de forma muito inculturada, com danças e alguns objetos de acolhimento.
No final do dia, Fr. Massimo compartilhou suas alegrias e preocupações: “O encontro com os franciscanos e os franciscanos seculares me consolou muito por seu compromisso, pela clareza de sua vocação franciscana no mundo e por seus projetos para o futuro. . Atravessando a capital vê-se a diferença entre o desenvolvimento e a pobreza extrema, a pobreza de tantas crianças e tantos jovens, muitos dos quais infelizmente desempregados. Um país com muitas riquezas, distribuídas com grandes desigualdades . Ao mesmo tempo, sente-se a força deste povo , que tem energia para a vida e um futuro, ao mesmo tempo que atravessa um presente difícil”.
Fr. Ivair Bueno de Carvalho, Presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola, vive com gratidão esta visita: “Agradecemos a presença do Ministro geral, dos nossos convidados Fr. Victor, Fr. César e do nosso Provincial Fr. Paulo. Esta visita dá muito ânimo à nossa Fundação, porque há muitos anos não recebíamos uma visita como esta”.
O ponto alto da visita será na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, quando 8 frades emitirão a profissão solene nas mãos do Ministro geral.
A Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola, dependente da Província da Imaculada Conceição no Brasil, remonta a 1990, quando três frades foram enviados da Província brasileira: Fr. Plínio Gande da Silva, Fr. José Zanchet e Fr. Pedro Caron.
A Fundação conta atualmente com 84 frades, dos quais 16 são professos solenes, 68 em formação inicial (56 professos temporários e 12 noviços) e 16 postulantes. Os frades dedicam-se ao serviço pastoral nas diversas missões e via rádio, à assistência espiritual das Clarissas e à educação dos jovens.