Imagem: Google
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“O coração contente alegra o semblante; o coração triste deprime o espírito.” (Provérbios 15,13)
A vida não teria graça alguma se a vivêssemos apenas para nós mesmos, para os nossos caprichos e desejos egoístas… Se assim fosse, a vida se esvaziaria num sem-sentido e nos faria as pessoas mais solitárias do universo… Além disto, este mundo seria um verdadeiro inferno, onde as pessoas, desumanizadas, brigariam e lutariam e se digladiariam buscando a satisfação de seus próprios interesses!… Não, viver é muito mais do que isto! A vida ganha um colorido todo especial quando a partilhamos com as pessoas que amamos, quando nos colocamos a serviço de pessoas que têm necessidades humanas de aconchego e de amizade, quando nos doamos pelo bem do próximo! Quando vivemos assim, o nosso coração se alegra, nosso rosto ganha um brilho especial, nosso corpo se sente forte e animado para ir ao encontro do bem e da paz! Aí, sim, vale a pena viver! E toda dificuldade, alegria, derrotas e vitórias passam a ser encarados sob um novo ângulo: a vida tem graça porque eu vivo em relação com os outros, porque eu me relaciono com pessoas que também querem viver com dignidade, porque eu tenho um coração sensível à dor e ao sofrimento de tanta gente que vive neste mundo! E, assim, viver é uma graça!
Gratidão, Senhor, pela vida que me deste! Quando vivo amando o que faço, quando faço o que realmente me faz feliz e cultivo uma felicidade que vai além de mim mesmo, Tu me dás a graça de começar a experimentar aqui o céu que me preparas! Ajuda-me sempre com o teu Amor, Senhor! Amém!
Saúde!
Deus abençoe tua vida e teu viver! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 40)