Imagem: Independente
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“A caridade é paciente, a caridade é bondosa.” (1Coríntios 13,4)
A bondade é uma característica de quem tem a boa índole para fazer o bem. Ser uma pessoa boa é ser sempre grata a Deus pela Bondade que Ele é. A bondade de Deus passa por nós na prática do bem. Na ótica da fé, a bondade é fruto do Espírito de Deus que age em nós (cf. Gálatas 5,22). Quando nos deixamos guiar por este Espírito, nós nos tornamos disponíveis a fazer o bem e então mostramos a ação de Deus através de nós. E assim o Bem segue vencendo no mundo! A bondade gera em nós um sentimento de bem-estar e de alegria, contribuindo na construção da felicidade que cada pessoa deseja para si e para todos. A bondade brota da gratidão pelo Bem e pelo Bom que é Deus! A bondade é a consciência de responder com o bem ao bem que Deus nos faz. Quando nos deixamos iluminar pela fé, tudo passa a ser bom em nossa vida, porque lemos a vida e os acontecimentos como expressões da bondade de Deus, que nos dá lições de sabedoria a todo momento. Até o sofrimento e a doença ganham espaço na bondade, pois se tornam ocasiões de solidariedade com os que sofrem e empenho para que o Bem sempre vença! Sejamos bons e imitemos Aquele que é Bom e assim levaremos adiante a misericórdia que Jesus nos pede como medida em nossos relacionamentos! (cf. Marcos 10,18; Lucas 6,36)
Senhor, Bom e Generoso Deus! Eu te agradeço pelos sinais de tua bondade em minha vida e te peço a graça de ter sempre disposição e disponibilidade para fazer o bem e ser presença de tua bondade onde eu estiver. Coloca em meu coração a tua bondade, para que tudo o que eu fizer te mostre presente no mundo. Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 28)