Imagem: Blog Gestão de Segurança Privada
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“A partir desse momento, muitos discípulos se afastaram e não mais andavam com ele. Jesus disse aos Doze: ‘Vós também quereis ir embora?’ Simão Pedro respondeu: ‘A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos firmemente que tu és o Santo de Deus’.” (João 6,66-69)
Nas origens latina e grega da palavra crise, estão os sentidos de “momento de decisão, de mudança súbita” e também “ação ou faculdade de decidir, de distinguir, de julgar”. A crise, portanto, não é coisa negativa, em si. Nela aparecem as nossas limitações, mas também abrem-se os nossos olhos para uma série de possibilidades. Para que a crise seja algo bom em nossa vida e para que a nossa saúde não sofra tanto com ela, precisamos ter em conta alguns aspectos: não somos “os donos do mundo” e, portanto, é preciso reconhecer nossa “pobreza”; não temos respostas para tudo, logo, buscar ajuda é necessário; não temos remédios para todos os males e, consequentemente, é preciso ter paciência; a nossa vida aqui é rodeada de limitações, o que nos leva a reconhecer que não somos eternos neste mundo. Para aprender, crescer e amadurecer na crise, é necessário, portanto, ter humildade, reconhecer-se pobre, mas também possuidor de muitas qualidades e virtudes, ser paciente e ter consciência das próprias limitações. Daí poderá vir a sabedoria que ajuda a administrar a crise de forma que ela seja para nós tempo de autoconhecimento e amadurecimento de nossa humildade, fortalecimento de nossa paciência, “enriquecimento de nossa pobreza”, superação de nossas limitações e desabrochar de novas possibilidades. Se a vida é uma escola, as crises são as provas que temos que enfrentar para ser alunos sábios. E seremos melhores!
Senhor, dá-me sabedoria, paciência e humildade para enfrentar os momentos de crise em minha vida! Que eu encontre em ti, sempre, as forças para enfrentar todas as dificuldades e vencer! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 34)