Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 04/03/2021

Frades Menores retornam a Porto Murtinho

Frei Douglas Brito Ribeiro Atanazio de Sousa, OFM

Ocorreu, no dia 28 de fevereiro de 2021, a Celebração Eucarística, presidida por Dom João Gilberto de Moura, bispo diocesano de Jardim, que empossou Frei Aguinaldo Santana Pereira, OFM, como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Porto Murtinho, MS.

Nesta celebração, também estiveram presentes Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM, Custódio, Frei João Francisco Neto, OFM, Vigário Custodial, Padre Cláudio Alberto Eichinger, que será vigário paroquial, alguns sacerdotes diocesanos que pertencem ao clero da diocese local, os sacerdotes salesianos que pertencem à Inspetoria do Paraguai, membros das comunidades locais, seminaristas da Diocese de Jardim e eu, Frei Douglas Brito Ribeiro Atanazio de Sousa, OFM.

Porto Murtinho é um território bem conhecido pela Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, pois, no período de 1940 a 1963, os frades missionários vindos da Alemanha assumiram o trabalho pastoral nesta cidade. Há paroquianos que hoje ainda se lembram da presença franciscana, e se alegram em saber que retornamos para atuar pastoralmente. Alguns paroquianos ainda se lembram alguns nomes dos frades que passaram por aqui. O nome mais lembrado é Frei Bruno Kelber, OFM.

Com a posse de Frei Aguinaldo como pároco, foi erigida também a Fraternidade Franciscana do Sagrado Coração de Jesus de Porto Murtinho, que será composta também pelo Padre Claudio Alberto Eichinger e por mim, Frei Douglas.

O iniciar nossos trabalhos aqui em Porto Murtinho não será diferente dos frades que aqui chegaram para trabalhar anteriormente, como Frei Reinaldo Schäfer escreveu no livro tombo da paróquia e Frei Pedro mencionou em sua obra: “o início dos trabalhos será conquistar a confiança dos paroquianos, sabendo que esta confiança é a condição fundamental para o trabalho a ser realizado”[1] e também consta que as pessoas desta cidade têm uma grande consideração pelo valor espiritual da santa Missa”[2].

[1] KNOB, OFM. FREI PEDRO. A Missão Franciscana do Mato Grosso. Edições Loyola. São Paulo, 1988, p. 311
[2] KNOB, OFM. FREI PEDRO. A Missão Franciscana do Mato Grosso. Edições Loyola. São Paulo, 1988, p. 311.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X