Imagem: Cruz vermelha do Japão
Frei Aluísio Pereira Alves, OFM
Paz e bem!
“O amor não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.” (1Coríntios 13,6)
Quando crianças, fomos educados pelos nossos pais a dizer sempre a verdade, fazer o bem, a ser justos e honestos. A honestidade é uma herança que recebemos de nossos pais e que cuida da nossa honra e do bem de nossa família. A honestidade é um bem e uma riqueza que não trocamos por nada. Cultivar a honestidade em nossa vida faz bem para a nossa saúde física, mental, psicológica e espiritual. O desonesto vive preocupado por causa das coisas erradas que faz, tem dores de cabeça crônicas… A pessoa honesta está sempre serena e alegre, porque se sente protegida e acompanhada por Deus, Fonte de todo Bem. Ser honesto nos leva a sorrir com sinceridade, andar em paz, esbanjar alegria, fazer o bem a todos, acolher a todos com amor. E tudo isto faz muito bem à nossa saúde! Sejamos honestos e seremos premiados por Deus com suas bênçãos e graças a cada dia! Quando somos honestos, honramos nossos pais, que nos ensinaram o valor e a graça da honestidade. Ser honesto é ser do bem!
Eu te agradeço, Senhor, pelos pais e irmãos que me deste, que me ensinaram a viver com honestidade e retidão. Amparado pela prática dos teus mandamentos, ajuda-me a cultivar em minha vida a honestidade e a justiça, que me possibilitam andar de cabeça erguida e com o sorriso no rosto! Que eu tenha sempre a iluminação de tua Palavra em minha mente, em meu coração e em minha vida! E, assim iluminado, eu viva fazendo o bem diante de Deus e diante da humanidade! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 36)