Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 19/02/2021

Lançamento Da Campanha Da Fraternidade Ecumênica Em Campo Grande – MS

Lançamento da Campanha da Fraternidade em Campo Grande – MS. (Imagem: Arquidiocese de Campo Grande)

Na última quarta-feira, 17/02 (dia de cinzas),  Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Mariano Danecki e Pe. Vander Casemiro participaram da Coletiva de Imprensa sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, no auditório da Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 09h00, na presença de vários jornalistas dos veículos de comunicação de Campo Grande, conhecida como Cidade Morena.

Abrindo a coletiva de imprensa, Dom Dimas L. Barbosa recordou a história das Campanhas da Fraternidade, nascidas em 1964 como forma bem brasileira de ajudar os católicos a viverem bem o período da Quaresma, juntando fé e vida. Lembrou que somente a partir do ano 2000 surgiram as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, sob a responsabilidade do CONIC-Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, realizadas a cada cinco anos.

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Mariano Danecki. (Imagem: Arquidiocese de Campo Grande)

Com tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a), o texto-base provoca todos cristãos a redescobrirem a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais harmoniosas, justas, promotoras da amizade social.

Retomou também a mais recente Carta Encíclica “Fratelli tutti”, do Papa Francisco que, no seu número 198, destaca o sentido do diálogo e da amizade social:  “Aproximar-se, expressar-se, ouvir-se, olhar-se, conhecer-se, esforçar-se por entender, procurar pontos de contato: tudo isso se resume no verbo “dialogar”. Para nos encontrarmos e ajudarmos mutuamente, precisamos dialogar. Não é necessário dizer para que serve o diálogo; é suficiente pensar como seria o mundo sem o diálogo paciente de tantas pessoas generosas, que mantiveram unidas famílias e comunidades. O diálogo perseverante e corajoso não é noticiado como as desavenças e os conflitos; contudo, de forma discreta, mais além do que podemos notar, ajuda o mundo a viver melhor”.

Em seguida, Dom Mariano Danecki e Pe. Vander Casemiro apresentaram os principais pontos do texto-base fazendo menção às atividades sociais e pastorais que serão desenvolvidas na Arquidiocese de Campo Grande, algumas em sequência às Campanhas anteriores.


Fonte: Arquidiocese de Campo Grande – MS

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X