Imagem: Revista Cobertura
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“Igualmente é dom de Deus que todos possam comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho.” (Eclesiastes 3,13)
O lazer faz parte da dimensão lúdica de nossa vida humana. Não só de trabalho vive a pessoa humana, mas também de descanso e de lazer. Aliás, quem vive só trabalhando ou quem vive só para trabalhar certamente morrerá mais cedo, pois não deu ao seu corpo o digno descanso, para que ele pudesse se revigorar e ganhar nova energia. Vivemos num mundo onde o ativismo tomou conta de muita gente, onde a produção em larga escala é a ordem de todo dia. Mas, será que vale a pena, ou melhor, será que vale a vida “se matar de trabalhar”? Adianta trabalhar, trabalhar e “trabalhar para ganhar muito dinheiro e ter uma velhice de descanso” e, ao invés disto, gastar o dinheiro que adquiriu cuidando da saúde que foi duramente prejudicada? Trabalhar é preciso, mas o lazer também é necessário para que possamos viver com dignidade. O lazer traz descanso para o nosso corpo e refrigera o nosso espírito, levando ar puro aos pulmões e dando novo vigor ao sangue que corre em nossas veias! O lazer nos leva ao encontro alegre com os amigos, os familiares, os lugares que ainda precisamos conhecer. Tirar férias e desfrutar momentos de lazer não é luxo! É uma necessidade vital! A vida e a saúde agradecem! Lutemos para que haja condições dignas de trabalho e de salário justo para todos, para que o descanso e o lazer façam parte de nossas vidas!
Senhor, nós te agradecemos pela graça do trabalho e pela alegria que o lazer nos proporciona! Faze dar bons frutos o trabalho de nossas mãos, e que o lazer e o descanso sejam também momentos de gratidão a ti pela tua bondade e pelo teu amor! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 19)