Imagem: Valença agora
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e Bem!
“Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou…” (Efésios 2,4)
Misericórdia é a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, de aproximar nossos sentimentos dos sentimentos de alguém, de sermos solidários com as pessoas que sofrem, de perdoar a quem nos ofende e magoa. É ter um “coração compadecido”, como sugere a própria palavra, um coração voltado para os míseros. Jesus nos ensina que Deus Pai é misericordioso e quer que também nós o sejamos em nosso relacionamento fraterno (cf. Lucas 6,36). Neste sentido, ser misericordioso é um remédio que faz muito bem à nossa saúde e à nossa salvação! Quando cultivamos a misericórdia, deixamos o nosso coração amar, sentir e ser solidário com a dor do outro, e nos fazemos presença de Deus na vida da outra pessoa, levando-lhe a ajuda fraterna, o perdão, a reconciliação e a paz. Considerando que o perdão é uma das manifestações da misericórdia e que perdoar faz bem à saúde e à vida, perdoemos no dia a dia, não acumulemos mágoas nem rancor nem raiva de ninguém! A misericórdia faz bem ao nosso coração e aos corações dos outros. A misericórdia é um santo remédio para a nossa vida! Sejamos misericordiosos uns com os outros e assim estaremos imitando a Deus mesmo!
Senhor, tu és Amor e Misericórdia! Tu me amas e tens de mim misericórdia. Ajuda-me a cultivar esta mesma misericórdia com os meus irmãos e irmãs, levando a eles o teu amor, o teu perdão e a tua paz! Amolece o meu coração, Senhor, para que nele sempre estejas presente, me transformando, me renovando e fazendo de mim um melhor filho teu! E que, assim, eu tenha a saúde e a vida que são dons que vêm de Ti. Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 16)