Imagem: RBJ
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
“Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa Irmã a Morte corporal, Da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar Conformes à tua santíssima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal!” (O Cântico do Irmão Sol, São Francisco de Assis)
O antônimo de morte não é vida, mas nascimento. O nascimento e a morte fazem parte da vida. A vida é um mistério de graça e de beleza, dom de Deus Criador e Salvador. Viver é tornar presente no mundo a prodigalidade do nosso Deus Criador: ele esbanja vida, sabedoria e alegria por onde passa! Enquanto vivemos neste mundo, temos a oportunidade sagrada de desenvolver os dons e as virtudes que Deus nos deu e dar a nossa contribuição para que o mundo seja mais do jeito que Deus quer. Vivendo assim, deixaremos saudades ao partirmos para junto d’Ele e de todos os que já nos antecederam nesta Páscoa para a vida eterna e que, no céu, louvam eternamente a Deus! A morte não é o fim. Jesus no diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá!” (João 11,25-26). Cremos na ressurreição e na vida! Não somos escravos da morte! “Morrer” é, para nós cristãos, nascer para a vida eterna, participar da vida plena e eterna de Jesus, que veio para que todos tenham vida em abundância (cf. João 10,10). Vivamos cada dia com o coração cheio de gratidão a Deus pela vida que Ele nos dá a graça de viver! Olhemos com amor, bondade e misericórdia para tudo e para todos, pois Deus assim o faz, desde a 38 Criação (cf. Gênesis 1; Marcos 10,21).
Senhor Deus, Jesus é Ressurreição e Vida! Ajuda-me a viver fazendo a tua vontade, como Jesus, como gratidão pela vida que me deste viver! Que a tudo e a todos eu olhe com amor e bondade e a todos eu faça o bem! Ajuda-me a viver como instrumento de tua Paz e do Bem que és, a exemplo de Francisco, o Pobrezinho de Assis. Que eu creia na vida que Jesus veio tornar eterna com o seu Amor oblativo e viva amando como Ele nos ensinou! Dá-me a graça de viver cada dia de minha vida com a alegria de um coração agradecido, desejoso sempre de fazer o bem e construir a paz por onde eu passar! E, quando eu partir para junto de ti, viva eternamente a alegria de ser teu filho! Amém! Saúde!
Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 37-38)