Imagem: Ciclo Vivo
Frei Rinaldo Aparecido Santiago, OFM
É interessante observar a natureza criada por Deus, ela nos dá inúmeras lições.
Uma destas criaturas é a irmã árvore. Andando pelas cidades e principalmente pelos cerrados que é o que mais comumente vemos, passamos a observar a árvore e os seus galhos.
O formato de seus galhos nos coloca diante do equilíbrio. Talvez se pegássemos uma fita métrica ou uma trena ou um esquadro e fôssemos fazer as medidas partindo do tronco nos surpreenderíamos, como as árvores, partindo do tronco formam um todo harmonioso, no qual todos os galhos compõem o grande espetáculo de tamanha grandeza que nos encanta.
Pare diante de uma árvore e veja como estão colocados todos os seus galhos, tudo perfeito de maneira equilibrada. Em alguns casos encontramos árvores que não tiveram esta mesma sorte, então pendem de um lado e às vezes caem.
Existem pessoas que são como as arvores, dá gosto ficar perto delas. Pais e mães, tronco, dos quais saem os ramos, que são os filhos, netos e bisnetos. Até se fala em árvore genealógica quando quer referir-se aos antepassados.
Busquemos como a árvore o equilíbrio espiritual.
São Francisco e Santa Clara foram às grandes árvores da Idade Média, que inspirando- se na Árvore Maior que é Cristo fizeram a grande mudança na história da humanidade.