Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Paciência

 

Resultado de imagem para paciência

Imagem: pinterest

Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM

Paz e bem!

“Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.” (Romanos 12,12)

A paciência é o cultivo da serenidade que nos ajuda a conhecer os nossos próprios limites e as nossas forças e virtudes e acolhê-los com alegria, o que nos educa para acolher melhor os outros, agindo com misericórdia conosco mesmos e com os demais. Ser paciente nas dificuldades é essencial para que nos preparemos para dificuldades maiores e para que valorizemos melhor as “facilidades” que temos no dia a dia. A paciência afasta de nós a ira e o rancor e nos motiva para o reconhecimento e a gratidão. Reconhecer que nem sempre damos conta e agradecer porque, quando não damos conta, Deus nos envia “anjos” para nos ajudar. Estes anjos são os familiares, os amigos, os médicos, os enfermeiros, os colegas de escola ou de trabalho etc. Ser paciente não é qualidade a ser cultivada apenas pelo doente, mas também pelos profissionais de saúde e cuidadores. Quando falta a paciência, as ações podem não ser da maneira mais sensata, pois faltará reflexão sobre o melhor caminho a tomar diante dos limites que estão à frente. A paciência nos educa na escola da sabedoria, porque ela é amicíssima da humildade, que é indispensável para viver a vida com leveza e alegria!

Senhor, Bom e Amado Deus, ajuda-me a ser paciente! Dá-me serenidade e sabedoria, para que eu acolha as minhas limitações e possa reconhecer sempre a tua ajuda amorosa! Ajuda-me a ser paciente comigo mesmo e com os outros, Senhor! Que eu aprenda, com paciência, na escola da vida, que a sabedoria é conquistada também na dor e no sofrimento e que o amor é o melhor remédio para todos os males. Amém!

Saúde! Deus te abençoe! Abraço.

(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 15)

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X