Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Mensagem do Custódio › 24/12/2020

Palavras do coração franciscano – A alegria do jeito franciscano

 

Quais são os ensinamentos de São Francisco de Assis?

A alegria do jeito franciscano

Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM

 “É melhor ser alegre que ser triste. A alegria é a melhor coisa que existe”! Assim cantava  o  eterno  poeta  Vinícius  de  Moraes,  na  canção  “Samba  da  Bênção”.  Ouvindo  esta canção, meu pensamento, num átimo de inspiração, me fez lembrar o que nos pediu o nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis: “E guardem-se os irmãos de não se mostrarem em  seu  exterior  como  tristes  e  sombrios  hipócritas.  Mas  antes  comportem-se como gente que se alegra no Senhor, satisfeitos e amáveis como convém”1.

Bem sei que ninguém consegue estar feliz vinte e quatro horas por dia. Em alguns momentos, iremos enfrentar alguns dissabores e também as tristezas desta vida. Nestes tempos de pandemia, de violência e de uma situação política desanimadora que o nosso país está atravessando, parece-me que a alegria está ficando diminuta. As expressões “estou triste” ou “estou deprimido” parecem tão comuns em nossos dias. Infelizmente, está faltando alegria em muitas vidas e em muitos corações. A alegria, para muitas pessoas, parece depender do ter e não do ser, de muito receber e não de doar, de subir posições e não de servir, de proteger-se e não de arriscar-se pelo Senhor e pelo próximo. Quanta tristeza impedindo o sagrado dom da alegria de acontecer numa explosão de felicidade duradora! Na verdade, esta é uma tendência que parece estar tomando conta do mundo inteiro.

Perscrutando  a  Palavra  de  Deus,  somos  convidados  a  reagir  contra  esta  situação  que  não deixa tirar do coração a tristeza. O Senhor nos diz: “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos”2  e “Não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força”3. Já chega de tanta tristeza! Já chega de tudo que impede a alegria de transbordar em todos os corações. Aprendemos o valor de viver cada dia   a   alegria   do   jeito   franciscano.   Ela   fica   perfeitamente   enquadrada   pelo   adjetivo “franciscana”. Sabemos que a alegria franciscana é uma de nossas características e que é coisa muito boa! E, por isso, nós temos a incumbência de partilhá-la, teimosamente, com todas as pessoas.

Precisamos ter mais alegria na alma e em nosso coração franciscano! Precisamos ser capazes de viver a vida com bom humor! Já dizia Santo Tomás de Aquino que “ninguém pode morar na tristeza”. Nós, franciscanos, escolhemos morar no lugar onde a alegria, o amor, a paz e a fraternidade se deixam encontrar. Depende de nós tornarmos este nosso mundo melhor. É da vida, do amor que nós cuidamos. Podemos compartilhar os sofrimentos e as tristezas de alguém, mas não nos esqueçamos de que também podemos compartilhar a alegria com sorrisos bem largos! Sorrir é o melhor remédio para curar as tristezas deste nosso mundo e de muitos corações.

Que bom seria se recuperássemos com urgência nossa capacidade de olhar para as pessoas e para o mundo com mais esperança! Vivendo a alegria do jeito franciscano, podemos ensinar a quem encontrarmos pelo caminho a esperar sempre o melhor da vida, que certamente virá, porque Deus é bom!

Segundo o Santo Padre Papa Bento XVI, o Seráfico Pai São Francisco de Assis foi um grande santo capaz de viver sempre com alegria. Ele diz: “São Francisco foi um grande santo e um homem cheio de alegria. A sua simplicidade, a sua fé, o seu amor por Cristo, a sua bondade por cada homem o fizeram feliz em toda situação. Olhando para ele, compreendemos que é este o segredo da verdadeira felicidade: tornarmo- nos santos”4.

Desta maneira, como o nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, o santo da alegria, somos convocados a testemunhar santamente que Deus é o Amor que queremos fazer ser sempre amado. Ele é a força que nos faz sorrir, é a perfeita alegria que levamos aonde a tristeza existir e é o fundamento de nossa grande confiança, que nos leva a acreditar em dias melhores e na construção da civilização do amor! Não nos esqueçamos, sequer um momento, que precisamos ser instrumentos desta alegria envolventemente verdadeira!

Como diz o poeta: “a alegria evita mil males e prolonga a vida”5. Sejamos um pouco mais desta presença transformadora da alegria na vida do mundo e das pessoas! Deixemos transbordar e inundar em nosso coração franciscano a alegria, pois “a alegria não está nas coisas, mas em nós”6.

Desejo que todos nós consigamos conservar a alegria na alma e no coração. Que consigamos levá-la com muitos sorrisos por onde formos e a quem precisar! Assim veremos que a vida será mais bonita e melhor de ser vivida, tanto para nós, bem como para quem receber a nossa alegria partilhada por meio de muitos sorrisos repletos de fraternura.

Que a Alegria do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo contagie as nossas vidas e nos leve a ser imitadores sempre coerentes do Seráfico Pai São Francisco de Assis e, por conseguinte, franciscanos fazedores da verdadeira alegria e construtores de um mundo melhor! Felizes e simples que somos, deixemo-nos ser cada dia contagiados pela alegria que vem do coração de nosso Deus!

Desejo que minhas humildes palavras, talvez, lhes sirvam para um bom momento de reflexão. Se assim for,

Boa reflexão, então!

Convento São Francisco, Campo Grande, MS, 11 de setembro de 2020.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X