A Missão Franciscana do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é a razão social da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, uma das nove entidades franciscanas presentes no Brasil.
Somos Frades Franciscanos da Ordem dos Frades Menores, iniciada por São Francisco de Assis, em Assis, Itália, em 1209.
Esta Custódia foi fundada pela ação missionária dos frades alemães da Província Santa Isabel da Turíngia, que então tinha sede em Fulda, Alemanha, a partir de 1937.
As primeira casas dos frades foram em Rio Brilhante, então Entre Rios, a 6 de fevereiro de 1938, e aos 20 de março do mesmo ano, em Rosário Oeste, MT.
No dia 15 de outubro de 1938, a Missão foi ereta pelo Governo Geral da OFM em “Comissariado de Mato Grosso”, sob o título de “Virgo Gaudiosa” e o patrocínio de São Francisco Solano, padroeiro das Missões Franciscanas. A partir de 1967, passou a chamar-se Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora. A 6 de fevereiro de 1988, quando completava seus 50 anos de Missão, foi elevada à categoria de Vice-Província. Mas, assumindo a decisão do Capítulo Geral de 2003, que determinou nova denominação para as entidades franciscanas em sua situação, passou a ser Custódia Autônoma a 8 de dezembro de 2004.
Atualmente, estamos presentes em Mato Grosso, em três Fraternidades com dois guardianatos e três paróquias, e em Mato Grosso do Sul, em quatro Fraternidades com quatro guardianatos e quatro paróquias. Somos, portanto, sete Fraternidades, estruturadas em seis guardianatos e atendendo a sete paróquias.
Um pouco de nossa história
Em 1936, a Província Franciscana de Santa Isabel da Turíngia, com sede em Fulda, na Alemanha, passava por uma fase de florescimento e via crescer de forma animadora o número de frades. Imbuídos de espírito missionário, muitos desejavam partir para as terras de missão. Em janeiro de 1937, a Província da Imaculada Conceição do Sul do Brasil cedeu-lhe a área dos atuais Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como terra de missão. O Ministro Provincial da Turíngia, Frei Vicenz Rock, com seu Definitório, aceitou, em 02 de março de 1937, a oferta e o Mato Grosso de então foi escolhido como novo campo de atividade missionária. Aos 29 de junho de 1937, aconteceu o solene envio dos quatro primeiros missionários para a nova terra de Missão. Foram freis Eucário Schmitt, Antonino Schwenger, José Passmann (Wolfram) e Francisco Brugger, todos sacerdotes. Frei Eucário Schmitt, com doutorado em Direito Canônico pelo Pontifício Ateneu Antonianum de Roma, foi encarregado pelo Governo Provincial de organizar a nova missão. No dia 14 de julho, aportaram no Rio de Janeiro. Nos conventos da Província da Imaculada Conceição, aclimataram-se e aprenderam a língua portuguesa.