Paz e bem!
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.” (Mateus 5,23-24)
A reconciliação é o restabelecimento da paz entre as pessoas e entre nós e Deus. Reconciliar-se é dar razão à harmonia e à sintonia dos corações. A paz que se firma com a reconciliação é a garantia de que a ternura fala mais alto quando a vida é bem cuidada, quando a saúde ganha a devida atenção. Reconciliação faz bem à saúde e à vida. Ela traz de volta a leveza que tínhamos perdido com a mágoa, a serenidade que tinha sido abalada com a presença da raiva, a harmonia que tinha sido sufocada pelo desentendimento…
Estar reconciliado com todos é fundamental para entrar em sintonia com Deus e poder se dirigir a Ele com o coração aberto para lhe agradecer e louvar, pedir e suplicar. O exercício diário do perdão se faz necessário no cultivo da saúde física, mental e espiritual. Estar reconciliado é ser fraterno com todos, sintonizado com a nossa Fonte e Princípio, irmanado com toda a Criação, em paz com as nossas origens e com a nossa finalidade neste mundo. Reconciliação é beber da água pura cuja Fonte é Deus, que nos faz unidos a todos os que estão no mar desta vida que é dada por Ele!
Gratidão, Senhor, pela graça da reconciliação! Gratidão porque me perdoas as minhas faltas e alimentas em mim o perdão que preciso levar aos meus irmãos e irmãs. Gratidão pela graça da fraternidade! Que eu seja presença de tua Paz e do Bem que de ti procede, Senhor! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço
Frei Aluísio Alves, OFM – Livro Mensagens de Saúde – Vol. 03