Imagem: Associação Vitória em Cristo
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“…Porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. (…) Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mateus 25,35-36.40)
A solidariedade é um sentimento de identificação e compaixão com o sofrimento do outro, que nos move a ajudá-lo, apoiá-lo e ampará-lo na busca de vencer as dificuldades pelas quais está passando. É, portanto, um sentimento ativo, prático, que leva à ação solidária, e motiva outros a se unirem neste propósito. A Bíblia traz muitas citações sobre a solidariedade de Deus com seu povo. Cito aqui uma delas: no Livro do Êxodo, Deus diz a Moisés: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel…” (Êxodo 3,7-8). Nós nunca estamos sozinhos, solitários, abandonados por Deus. Ele está sempre conosco, é “Deus-conosco”, “Ele está no meio de nós”! Ele é solidário conosco, está atento aos nossos sofrimentos e dificuldades, e quer que também nós sejamos solidários uns com os outros, exercendo a caridade fraterna. O bem que fazemos ao próximo o fazemos a Deus mesmo!
Gratidão, Senhor, pela tua solidariedade conosco! Sinto que me amas e queres sempre me ajudar a vencer toda dificuldade. Ajuda-me a ser também solidário com meus irmãos e irmãs! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 15)