Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Artigos › 03/11/2022

TODOS SANTOS – O CAMINHO DA MULTIDÃO

Dom Lindomar Rocha Mota
Bispo de São Luís de Montes Belos (GO) 

 João viu a muitos e depois viu uma multidão de Santos. Ela lhe foi revelado pelo próprio Senhor. Uma multidão é marcada por uma afinidade. Pode ser de elementos distintos ou iguais, e se define também pela orientação do movimento. 

O sentido e a direção só podem ser dados por aquele que é o autor da santidade. O Santo por excelência, e de cuja santidade recebemos a nossa. 

Na origem da santidade uma escolha. Um convencimento radicado na quotidianidade da vida que não pede nada de extraordinário. Mateus (5,1-12) elenca 9 Bem-aventuranças para iluminar este caminho. Nelas Encontramos os passos fundamentais e o aguilhão para a fé e a vida. Do amor a Deus e ao próximo, explicados com termos tão humanos que nos deixam aflitos. 

A facilidade com a qual o Senhor propõe a santidade começa pelo pobre de espírito. Aquela pobreza profunda que não sente nenhuma carência, mas entende a provisoriedade de tudo que não é santidade, de tudo que não é Reino dos Céus nem Deus. A precariedade que produz esse tipo de aflição e desconsolo é consolada. 

A mansidão é a terceira virtude. Ela possuirá a terra! Possuirá porque não a quer para si. Não a enfrenta nem a combate. Desliza em suas curvas sem perder ocasião de aprimorá-la. Os mansos estão juntos com os que promovem a paz. Pacificam por dentro e por fora e se elevam elevando os outros. 

A justiça está no meio! Faz a passagem para visão mais espiritual das bem-aventuranças. Ela é dada e é exigida, pois “com a mesma medida que medirdes sereis médios”.  

Os misericordiosos, os puros de coração e os perseguidos por causa do amor são os preferidos de Deus. Porque eles alcançarão misericórdia, verão a Deus e herdarão o Reino dos Céus. 

É tudo isso e ainda mais. Todos esses sentimentos devem ser vividos com alegria e confiança. Porque quem se alegrar por ter feito essas escolhas ao longo da vida, inclusive com as dificuldades que delas decorrem, receberá uma recompensa nos céus. Será Santo! 


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X