Desde o começo da história de nossa Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, procurou-se promover vocações mato-grossenses. Para esta finalidade foram criados os Seminários de Fátima de São Lourenço (atualmente pertencente à Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, como Casa de Encontros) e de Rio Brilhante (atualmente Fazenda da Esperança Santo Antônio), onde muitos rapazes estudaram o “primeiro grau”, para depois cursar o “segundo grau” no Seminário Santo Antônio, de Agudos, SP.
Mas o “chão” não estava suficientemente preparado. É conhecida a palavra de Dom Vunibaldo: “Fico contente e agradeço a Deus, se um ou outro dos filhos dos atuais seminaristas se tornar padre e/ou religioso”. A falta de pessoal, o envelhecimento dos frades, o aumento do trabalho pastoral, levaram o então “Comissariado”, chamado depois de “Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora” a partir de 1967, a concentrar cada vez mais as forças existentes. Paróquias menos condizentes foram entregues às Dioceses e a formação de Centros Regionais facilitou o trabalho de pastoral de conjunto.
Incentivou-se a formação de Equipes Vocacionais Paroquiais, agora Serviço de Animação Vocacional, nas diversas Paróquias atendidas pelos Frades Franciscanos, dando atenção ao acompanhamento vocacional e à busca de benfeitores para ajudarem no cultivo e manutenção das vocações franciscanas e casas de formação na Custódia.
Mensagem vocacional
O seguimento de Jesus Cristo exige de cada um de nós o encontro pessoal com Ele, a decisão firme de segui-lo e o testemunho de nossa fé n’Ele pela vivência dos valores do Evangelho, como sal e luz no mundo.
São Francisco, Santa Clara de Assis e tantos outros irmãos e irmãs nossos que levaram a sério e com alegria o chamado de Deus em suas vidas cultivaram a simplicidade, a humildade, a pobreza, a minoridade e os valores evangélicos como expressões de amor e como forma de se aproximarem de Deus no serviço dos irmãos e irmãs mais necessitados.
Os membros da grande Família Franciscana buscam dar continuidade ao estilo de vida de São Francisco e de Santa Clara de Assis nas mais diversas situações em que atuam no mundo e na sociedade, nas diversas Ordens e Congregações religiosas franciscanas.
Se você se sente chamado para a vida religiosa franciscana ou deseja ser benfeitor(a) das vocações franciscanas e da formação dos novos frades franciscanos, entre em contato conosco:
Cuidado Pastoral das Vocações
Caixa Postal 205
79002-970 – Campo Grande – MS
E-mail: equipevocacionalmtms@hotmail.com
Facebook: Vocações Franciscanas