Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 13/03/2025

800 árvores para o 800º aniversário do “Cântico das Criaturas” Alemanha, iniciativa dos frades poloneses da Prov. Santa Maria dos Anjos

De uma forma bastante inusitada, nomeadamente através da plantação de 800 carvalhos, os nossos irmãos da Província de Santa Maria dos Anjos (Polónia), que servem em Amberg, Alemanha, decidiram celebrar o Jubileu do “ Cântico das Criaturas ”.

A ideia de plantar 800 carvalhos foi realizada em colaboração com a Comissão Florestal de Amberg, liderada por Martin Seits, um vizinho da igreja de peregrinação Maria-Hilf, onde os frades vivem, que cuidou de todos os aspectos técnicos do evento.

Foi uma oportunidade única para, por um lado, glorificar e agradecer a Deus pelo dom da criação e, por outro, fazer algo de bom e útil para a nossa Mãe Terra, que nas palavras de São Francisco “nos sustenta e nos governa: produz frutos diversos, com flores coloridas e ervas…”.

O evento ocorreu na sexta-feira, 7 de março de 2025, em Amberg. A convite dos frades do convento, chegaram à Alemanha o Ministro Provincial, Pe. Krzysztof Bobak, OFM, Pe. Lucjusz Wrotniak, OFM, Definidor Provincial e Coordenador da JPIC, e Pe. Mariusz Żychowicz, OFM, Secretário Provincial.

O evento também contou com a presença do prefeito de Amberg, Michael Cerny, do vereador Jeans Wein, de membros da fundação Maria-Hilf  e da gerência do Serviço Florestal. A mídia local também esteve presente e acompanhou a iniciativa dos nossos irmãos com grande interesse e gratidão.

Após a explicação da ideia pelo Guardião da fraternidade de Amberg, Pe. Klemens Świerz, OFM, o Ministro Provincial falou, que destacou a importância e a necessidade de proteger o meio ambiente neste momento histórico particular, lembrando o quão importante a própria criação foi para São Francisco. Por fim, o Prefeito da cidade discursou, falando com muito carinho e gratidão sobre a colaboração entre as autoridades e o convento, ressaltando que sem a presença dos frades poloneses, um local de culto tão importante e frequentado como o Santuário de Maria-Hilf seria apenas um edifício vazio e sem vida.

O representante florestal Martin Seits explicou então os detalhes técnicos e por que as mudas de carvalho, e não outras árvores, eram as melhores naquele ambiente específico, dando razões históricas e biológicas, descrevendo quanto tempo as mudas crescem, quais benefícios elas trazem para a fauna e a flora e para quais propósitos os carvalhos podem ser usados ​​na igreja.
Por fim, os irmãos do convento leram o texto do Cântico das Criaturas e, imediatamente depois, todos juntos começaram a plantar um bosque de carvalhos.

fonte: https://ofm.org/800-alberi-per-gli-800-anni-del-cantico-delle-creature.html

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X