Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Artigos › 16/04/2021

Alicerces

Rinaldo Aparecido Santiago

Hoje, passando em frente a um muro recentemente construído pus – me a observar a firmeza de sua estrutura. Pelo que pude perceber, pelos meus parcos conhecimento de engenharia, com certeza irá durar muito tempo.

Fico imaginando os alicerces sobre os quais cada um de nós é edificado ao longo de nossa vida.

Se as bases que nos sustentam são frágeis, chegará uma época em que iremos desmoronar. Se o alicerce que nos sustenta foi precariamente construído, logo cairá em ruínas.

O Evangelhos bem nos lembram a respeito do homem que construiu a sua casa sobre a areia e veio a chuva e a levou. Também fala de outro que construiu sua casa sobre a rocha, veio o vento sobre ela, mas a mesma não caiu.

É muito triste vemos personalidades alicerçadas em coisas acidentais: aplauso, coisas fúteis, prazeres, dinheiro, fama, poder…

É uma pena, pois no momento em que estas coisas deixaram de existir a pessoa sente-se ruir internamente.

Faz-se urgente que nos preocupemos em construir nossa personalidade sobre coisas realmente sólidas. Valores internos que nos permitam, em momentos difíceis, termos onde nos agarrar.

Chega de irmos atrás destes valores superficiais que o mundo prega, nos dizendo que para ser feliz temos que ter o carro do ano, usar roupa de tal grife, viajar par tal lugar.

Afirmam-nos que temos que ser diferente, fazendo tudo. Ledo engano, Fazemos tudo isso e nos tomamos iguais, a uma multidão que também se diz diferentes. Se para parece diferente é preciso tonar-se igual, confesso que não entendo.

Apareçam às essências, caiam as aparências acidentais, que nos dão sustento. Busquemos coisas que nos construam de verdade: amor.

Verifique, enquanto há tempo, quais são as fundações de sua personalidade. Com que tipo de cimento está sendo feito o alicerce.

Investigue a quantos metros de profundidade estão sendo colocadas as estacas. Perceba se os ferros que vão amarrar as vigas são de boa qualidade. Olhe os fios para ver se a iluminação ficará boa.

Consulte bons encanadores. Bons engenheiros. Use material da melhor qualidade. Não se engane querendo fazer as coisas pela metade ou procurando preços mais razoáveis. Às vezes, o barato sai caro. E você não quer que amanhã a casa caia e você fique ao relento.

Construa-se ajude a construir, também, o outros a construir-se.


(*) Rinaldo Aparecido Santiago é frei na Paróquia São Francisco de Assis – Campo Grande, MS. Atualmente reside no Hospital São Julião. É formado em Filosofia pela UCDB- Universidade Católica Dom Bosco e possui o titulo de Especialista em Didática do Ensino Superior pela mesma instituição. Tem suas poesias publicadas em Jornais e sites do MT/MS. É autor do livro de Poesias um Autógrafo na Alma

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X