Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 30/07/2025

Capítulo da Custódia da Terra Santa O novo Governo da Custódia está concluído

O Capítulo da Custódia da Terra Santa teve início no domingo, 27 de julho . Este evento reúne frades e delegados de toda a região e representa um momento particularmente importante na vida da Custódia.
Em uma Jerusalém ferida pela violência, mas ainda viva de esperança, a comunidade franciscana se reúne para confiar seus passos a Deus e renovar seu compromisso com a paz, o serviço e o testemunho evangélico nos Lugares Santos.

Os trabalhos começaram na igreja do Convento do Santíssimo Salvador com uma solene celebração eucarística presidida pelo Pe. Massimo Fusarelli , Ministro Geral da OFM, que em sua homilia enfatizou como a escuta da Palavra e a oração são ferramentas fundamentais para todos os frades, chamados a redescobrir as raízes profundas de sua vocação de serem “instrumentos de paz e reconciliação” em um contexto que, hoje, precisa disso mais do que nunca.
No final da celebração, uma procissão solene ocorreu até a Sala Capitular, onde foi feita a chamada dos presentes. Estavam presentes o Custódio entrante da Terra Santa, Pe. Francesco Ielpo , e o Custódio cessante, Pe. Francesco Patton , juntamente com o Visitador Geral, Pe. Alojzy Warot , e o Vigário Geral da Ordem, Pe. Ignacio Ceja .

A abertura oficial do Capítulo foi marcada pela proclamação de alguns textos fundamentais da espiritualidade franciscana: o Capítulo Décimo da Regra e o Testamento de São Francisco. Após essas leituras, o Visitador Geral declarou solenemente aberto o Capítulo. Em seguida,
foi lida a carta enviada pelo Papa Leão XIV , na qual o Santo Padre expressou sua proximidade e apoio secular à Custódia da Terra Santa, como presença viva da Ordem Franciscana no coração do Oriente Médio.

À tarde, ocorreu o anúncio oficial das nomeações do Vigário Custódio e dos Discretos da Terra Santa. O Pe. Ulises Zarza foi nomeado Vigário Custódio . Os Discretos eleitos são: Pe. John Kwesi Bohma, Pe. Rodrigo Machado Soares, Pe. Raimondo Girgis, Pe. Zacheusz Drazek e Pe. Piermarco Luciano.

No segundo dia do Capítulo Custódio, a assembleia acolheu com gratidão o discurso do Custódio cessante, Pe. Francesco Patton, que compartilhou uma análise completa de seus nove anos de serviço à frente da Custódia. Com palavras sinceras e gratas, ele agradeceu aos frades pela jornada compartilhada e relembrou com clareza e profundidade sua experiência de serviço aos Lugares Santos e à comunidade cristã local. Tanto ele quanto o Visitador Geral enfatizaram o imenso valor espiritual da missão franciscana na Terra Santa, encorajando os frades a viverem sua vocação com alegria e responsabilidade neste contexto único e muitas vezes complexo.

Fonte: www.custodia.org

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X