A 2ª Assembleia Ampliada da Conferência dos Frades Menores do Brasil e Cone Sul reuniu 82 frades de doze entidades da Ordem dos Frades Menores presentes na Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. A reunião ocorreu. Com o lema “Frades Menores, Peregrinos da Esperança”, o encontro trouxe à Argentina os Ministros e Custódios das entidades participantes, além dos frades responsáveis pelos Serviços de Evangelização e Missão, Justiça, Paz e Integridade da Criação, Pastoral Educativa e também pela Formação e Estudos, Formação Permanente e Serviço de Animação Vocacional. Este ano também foram convocados os Secretários de cada entidade. Presentes e acompanhando todo o encontro estavam o Definidor Geral para a América Latina, Pe. César Külkamp, e o Secretário Geral, Pe. Antonio Maria Iacona, que veio de Roma, Itália.
Além de ser um momento especial para os irmãos envolvidos nos diversos serviços se reunirem, a Assembleia é um momento de oração, reflexão, relato das atividades realizadas e apresentação de propostas e planos para o futuro. Em um momento inicial de partilha e apresentação, cada entidade teve a oportunidade de apresentar sua missão evangelizadora por meio da análise de suas fortalezas, fragilidades e desafios. Uma oportunidade de nutrir a esperança por meio da troca de experiências, compartilhando alegrias e preocupações. Entre os desafios comuns identificados, foram destacados a diminuição numérica, a sustentabilidade econômica das fraternidades e da missão, a redução e reestruturação, o acompanhamento das entidades e a questão do enfraquecimento do senso de missão e do senso de pertencimento à fraternidade.
Falando por videoconferência diretamente de Roma, o Ministro Geral, Pe. Massimo Fusarelli, sublinhou que “a América Latina, com todos os seus desafios, continua a ser uma terra de esperança para a Igreja e a Ordem”, onde o carisma franciscano “pode florescer com características próprias, contribuindo para o mosaico global da nossa fraternidade”. O Ministro encorajou os frades a estarem atentos aos apelos do momento presente, tendo em conta o Jubileu de 2025 e o VIII Centenário do Cântico das Criaturas.
Recordando o percurso da Ordem, o Ministro apresentou também alguns caminhos concretos para o fortalecimento da Conferência: Promover mais a colaboração interprovincial; Simplificar estruturas; Renovar Treinamento; Ouça as novas gerações; Fortalecer a dimensão social do Carisma e revitalizar a sinodalidade franciscana. O Secretário Geral para a Formação e Estudos, Pe. Darko Tepert, o Secretário Geral para a Missão e Evangelização, Pe. Francisco Gómez, e os responsáveis pelos Departamentos Gerais de Justiça, Paz e Integridade da Criação, Pe. Daniel Rodríguez Blanco, e para a Proteção de Menores, Pe. Yuri Senko também enviou uma mensagem à assembleia reunida por videoconferência.
No encontro para espaços de animação, os diversos serviços se reuniram para avaliar o caminho do triênio e planejar os passos futuros. Eles também escolheram os animadores para coordenar o caminho da Conferência nos próximos três anos. Os seguintes irmãos foram eleitos para servir na Conferência pelos próximos três anos:
Presidente : Ir. Fernando Aparecidos dos Santos (Custódia do Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Presidente : Fr. Lino Miranda (Prov. Santíssima Trindade – Chile)
Secretário : Fr. Rogerio Lopes (Prov. Santo Antônio – Brasil)
Economia Provincial
acompanhando: Pe. Paulo Pereira (Província Imaculada Conceição – Brasil)
Ecônomo: Pe. Robson Scudella (Província Imaculada Conceição – Brasil)
Secretaria de Evangelização
Ministro Acompanhante: Pe. Carlos Da Silva (Prov. Santíssimo Nome – Brasil)
Animador: Pe. Eduardo Schiehl (Prov. Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Diretor: Pe. Alberto Nahuelanca (Prov. Santíssima Trindade – Chile)
Comissão JPIC
Animador: João Paulo Gabriel (Prov. Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Animador: Pe. Alejando Verón (Prov. Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata – Argentina)
Secretário: Pe. Julio Campos (Prov. Santíssima Trindade – Chile)
Secretaria de Educação
Ministro Acompanhante : Pe. Emilio Andrada (Prov. Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata – Argentina)
Animador: Pe. Victor Vinicius da Silva (Prov. Santa Croce – Brasil)
Para o presidente eleito, Pe. Fernando Aparecido, a Conferência, criada há três anos, vem se adaptando gradativamente à nova realidade internacional, caracterizada pela diferença de idiomas, português e espanhol, e pela integração cultural entre os diferentes países que a compõem. “Daremos continuidade ao que já foi iniciado, promovendo na Conferência um espaço de animação, cooperação, comunhão e, sobretudo, resposta aos apelos do nosso carisma nessas realidades que nos são confiadas tanto no Cone Sul quanto no Brasil”, sublinhou o Pe. Fernando. O Definidor Geral para a América Latina, Pe. César Külkamp, lembrou que as Conferências, das quais são 15 no total no mundo, representam uma importante instância de animação para a vida das entidades da Ordem dos Frades Menores. “A Ordem precisa que as Conferências cresçam cada vez mais em participação e espírito de comunhão, para que a missão de toda a Ordem possa se tornar mais presente através do testemunho de cada irmão que vive em diferentes partes do nosso mundo”, enfatizou.
Integram a Conferência do Brasil e do Cone Sul as seguintes entidades:
Essas entidades incluem 920 frades.
fonte: https://ofm.org/la-conferenza-del-brasile-e-del-cono-sud-celebra-la-2-assemblea-allargata.html