Imagem: Google
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies na tua própria prudência: pensa nele em todos os teus caminhos, e ele conduzirá os teus passos.” (Provérbios 3,5-6)
A palavra confiança tem sua origem no latim “confidere”, que significa “acreditar plenamente, com firmeza”. Confiança tem a ver com “fé”, escondida na palavra “confidere”, pois “fides”, em latim, quer dizer “fé”. Tem a ver também com “fiar”, que significa “pôr (algo, alguém ou a si próprio) sob a guarda ou os cuidados de pessoa, instituição etc., em quem se tenha confiança”. Como também ter a ver com “fiança”: “ato de fiar, de abonar obrigação de outrem; penhor, caução”. Toda esta apresentação etimológica (referente à origem da palavra) para nos darmos conta do significado profundo da palavra e da atitude de “ter ou de colocar a confiança em”. Quando confiamos, colocamos a nossa vida e o nosso cuidado em alguém. Se este “alguém” é Deus, a fé já se faz presente nesta atitude, pois não se confia em quem não se acredita. Colocar a confiança em Deus é acreditar firmemente que Ele me socorrerá no momento certo, do jeito que Ele quiser. Aqui a fé é fundamental! Ou confiamos ou não confiamos. Não existe meio termo. O fato é que, nas inseguranças pelas quais passamos na vida, nas decisões difíceis a tomar que vão além de nossas forças e de nossas capacidades, confiar em Deus é reconhecer n’Ele o nosso Princípio, a nossa origem, o nosso Pai, o nosso fim último! Quando confiamos assim, a vida fica mais leve, o coração palpita de forma mais tranquila, a alma se acalma, a pressão tende a diminuir e a alegria ganha força em nosso peito e em nosso rosto, e encaramos o presente e o futuro com mais esperança! Tenhamos confiança! Não somos os super-heróis das revistas em quadrinhos, mas somos filhas e filhos d’Aquele que nos fortalece com a Fé, nos anima com a Esperança e nos revigora com seu Amor!
Senhor, eu espero e confio em ti! Eu te amo com todas as fibras do meu coração! Ajuda-me a colocar sempre em ti a minha confiança e faze-me portador de Esperança e de Alegria para todos! Amém!
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 37)