Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Espiritualidade

Imagem: Você SA

Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM

Paz e bem!

“O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança.”

(Gálatas 5,22-23a)

A cada dia mais, os cientistas e médicos reconhecem que o cultivo de uma espiritualidade contribui, sim, para a saúde integral da pessoa humana. De fato, a pessoa humana não é só matéria física, mas tem em si outras dimensões e integra outros valores: espirituais, psicológicos, sociológicos, ecológicos, econômicos, culturais, antropológicos, históricos etc. O homem e a mulher são seres em relação. E estas relações acontecem nas mais diversas dimensões: consigo mesmos, com os outros seres humanos, com a natureza e o mundo, com as coisas que eles usam, com sua cultura e sua história, com sua raça e suas origens, e também com Deus. O cultivo de uma espiritualidade ajuda a pessoa humana a estabelecer uma harmonia saudável entre todas as dimensões e relações, buscando uma contínua reconciliação e paz com tudo e com todos. E, como consequência disto, a saúde se faz presente na vida, na pessoa humana e em suas relações. Espiritualidade não se identifica necessariamente com religião. Esta é uma forma de cultivar aquela, dentro de uma doutrina própria e através de ritos adequados a uma fé. A espiritualidade é mais abrangente, pois é inerente à pessoa humana e faz parte de sua busca de infinito, de reconciliação e de paz. Ame-se: cultive a espiritualidade e melhore suas relações consigo mesmo, com os outros, com a natureza e o mundo e com Deus!

Gratidão, Senhor, pela espiritualidade que ilumina a minha vida e fortalece a minha união contigo e com os meus irmãos e irmãs! Que ela traga bons frutos para a minha vida! Amém!

Saúde! Deus te abençoe! Abraço.

 

(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual, volume 2. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2020, p. 13)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X