Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 15/03/2025

Paróquia São Francisco em Campo Grande quer se tornar a primeira Lixo Zero

Na última quinta-feira, dia 13 de março, aconteceu uma reunião importante na Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Grande, MS, com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).
O encontro teve como principal objetivo organizar, juntamente com as lideranças, os trabalhos para os próximos meses e definir as ações para o fortalecimento da comunidade paroquial.

Um dos destaques do evento foi a presença de Bruno Maddalena, gerente de Política Ambiental do Hospital São Julião. Bruno foi convidado para apresentar o Projeto “Lixo Zero”, uma iniciativa que visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerados e, eventualmente, eliminar o envio de lixo para aterros sanitários e lixões. Isto é alcançado por meio da adoção de práticas sustentáveis que priorizam a redução, a reutilização, a reciclagem e a compostagem dos materiais coletados. Durante sua apresentação, foram destacados a participação e o apoio da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, pois os frades da Fraternidade Santa Isabel da Hungria instalada no hospital desenvolvem um serviço semanal no Projeto Lixo Zero. Com este exemplo, Bruno lançou o desafio para que a paróquia franciscana se torne a primeira em Campo Grande e em todo o Estado de Mato Grosso do Sul a adotar o modelo “Lixo Zero”, uma ação que tem como meta reduzir a quantidade de lixo gerado e fomentar a conscientização ambiental nas comunidades.

Este ano a Campanha da Fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”. A Campanha nos convida a refletir sobre nosso compromisso com a Criação e a responsabilidade que temos em cuidar do mundo que Deus nos confiou. Inspirados por São Francisco de Assis, que viu na natureza o reflexo da bondade divina, somos chamados a viver em harmonia com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e a justiça social.

Assim como São Francisco se preocupava com os pobres, os doentes e a Criação, somos desafiados a adotar atitudes concretas que preservem a vida em todas as suas formas, respeitando as necessidades das futuras gerações. Que nossa vivência cristã se traduza em ações de cuidado com a Casa Comum, lembrando que todo ato de amor ao próximo e à natureza é um reflexo do amor de Deus.

Com o apoio da comunidade, a Paróquia São Francisco de Assis está dando um passo importante para a implementação de ações que visam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, consolidando-se como uma referência para a região.

Frei Edson Roberto Andrade, OFM

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X