Imagem: Vida Simples
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria!” (Salmo 30, 6b)
Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com elas, encarando-as de forma positiva; é ter a mente flexível e o pensamento otimista, com objetivos claros e a certeza de que tudo pode melhorar. Ser resiliente é não parar no sofrimento, mas, pelo contrário, aprender a amadurecer com ele e a sair dele mais fortalecido. Na ótica da fé, é Deus quem nos dá esta força! Deus colocou em nós a capacidade de nos refazermos sempre de novo, de nos levantarmos depois de cada queda e de encararmos a vida como uma escola onde podemos aprender muito, mas também ensinar àqueles que estão começando. A humildade se faz necessária para que isto aconteça, mas também a confiança e a fé, que nos estimulam e encorajam! Ser resiliente não é cair no conformismo, mas enfrentar os desafios com sabedoria e acreditando na força que está em si. E assim, sairemos mais fortes e mais corajosos depois de cada batalha vencida! E não desistiremos jamais, pois, reconhecendo os próprios limites, vamo-nos dando conta de que podemos muito mais do que pensamos e somos mais fortes do que as nossas fraquezas. Que Deus seja a nossa Força, sempre!
Meu Senhor e meu Deus, eu te agradeço pela força que me dás para recomeçar, a cada dia, com o coração cheio de esperança e de alegria! Gratidão, Senhor, porque não me deixas desanimar quando a dor parece ser maior do que as minhas forças. Contigo, tudo posso, porque me fortaleces dia a dia! Contigo tudo alcanço, porque dás força aos meus passos! Contigo nada me falta, porque és meu Deus e meu Tudo! Gratidão, Senhor, porque jamais me abandonas! Gratidão, Senhor, porque me amas sempre e me alimentas com teu Amor! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 17)