Imagem: Biologia Net
Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, OFM
Paz e bem!
“Não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme ao Senhor e afasta-te do mal. Isto será saúde para teu corpo e vigor para teus ossos.” (Provérbios 3,7-8)
A saúde é uma grande bênção em nossa vida! Com ela, podemos desfrutar melhor a vida, trabalhar e fazer as nossas atividades com disposição e alegria, ser agradecidos a Deus por este grande benefício e colocarmo-nos a serviço de quem precisa de nossa ajuda. Mas nem sempre nos damos conta do valor que a saúde tem… Infelizmente, às vezes é só quando ficamos doentes que vamo-nos dar conta do tesouro que é a saúde. Cuidar deste tesouro, portanto, é muito necessário. Cuidar de nossa alimentação, exercitar o nosso corpo, evitar os excessos na comida e na bebida, não consumir drogas, cultivar uma espiritualidade, fazer o bem, cultivar bons relacionamentos, ter amigos com quem conversar e partilhar a vida de cada dia, ler bons livros, assistir a um bom filme, passear no parque, cultivar uma horta no quintal e um jardim na frente da casa – eis aí alguns elementos práticos para cultivar na vida uma saúde que nos dê força, vigor e alegria no dia a dia! Cuidar da saúde é cuidar da vida, levando em consideração tudo de bom que faz parte dela. E fica valendo o ditado popular: “A saúde não tem preço!”
Oh, Bom Deus, eu te agradeço pela vida que me deste! Eu te agradeço pela saúde, dom do teu Amor! Perdoa-me quando não cuido bem da minha saúde! Ajuda-me a ser grato por tão grande dom! Ajuda-me a cultivar uma saúde física, mental e espiritual que me ajude a estar sempre disponível para servir a Ti e aos meus irmãos e irmãs! Que, na vida de cada dia, eu cultive tudo aquilo que seja bom para a minha saúde! E quando eu estiver doente, animame com tua Força, Senhor! Amém!
Saúde! Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 18)