“Eles vieram de diferentes áreas do nosso mundo onde a Ordem está presente, estão aqui e representam diferentes culturas, diferentes línguas, diferentes situações, para dialogar sobre este elemento essencial da nossa vocação como Frades Menores: o compromisso com a paz, a justiça e a integridade da criação”. Estas são algumas palavras da mensagem inaugural do Pe. Ignacio Ceja, OFM , Vigário Geral, aos participantes do Conselho Internacional Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), reunidos na cidade de Assis de 1 a 7 de março de 2025.
Durante os dois primeiros dias, foram apresentados os relatórios do trabalho do JPIC dos últimos três anos. Durante as apresentações, foi possível perceber o nobre trabalho de muitos franciscanos no mundo em diferentes áreas relacionadas às prioridades do triênio, a saber, conversão, justiça climática e ecologia integral; atenção aos migrantes e refugiados; e o compromisso com a não violência e a construção da paz.
Os relatórios também observaram conflitos sociais crescentes em regiões da Ásia, África e América Latina, bem como guerras na Europa e no Oriente Médio. Essas guerras e conflitos levaram a um aumento no número de migrantes e refugiados nos últimos anos.
No terceiro dia, visitamos o Convento de São Damiano, onde Francisco compôs o Cântico das Criaturas em 1225. Aqui, os frades e irmãs, liderados pelo Padre Sisto Russo, OFM , visitaram cada canto que marcou a vida de Santa Clara e São Francisco de Assis. Além disso, os participantes celebraram a Eucaristia presidida pelo Pe. Cesare Vaiani, OFM , Definidor Geral, na mesma capela que Francisco reconstruiu com suas próprias mãos e onde experimentou o chamado do Crucifixo.
No dia anterior, o Pe. William Short, OFM, ofereceu uma reflexão profunda intitulada O Cântico das Criaturas e a Ecologia Integral , enquanto Gabriel López, fundador de Católicos en Red (Catholics Online), durante seu discurso, alertou sobre a importância de comunicar nossas atividades, especialmente por meio da narrativa que vivemos em nosso serviço.
O Conselho Internacional da JPIC é composto pelo animador de cada uma das treze Conferências Franciscanas e pelos cinco membros do Comitê de Animação da JPIC e é “um grupo consultivo, constituído pelo Definitório Geral, com o objetivo de auxiliar o Escritório da JPIC, o Definitório Geral e as Conferências em sua importante tarefa de formação , conscientização , animação e comprometimento da Ordem no campo da JPIC” (Art. 1 dos Estatutos Particulares da JPIC).