“O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5,22-23)
Cuidar da espiritualidade faz bem à saúde. Não se pode negar a dimensão da espiritualidade na vida da pessoa humana. Até os materialistas cultivam alguma mística, ainda que nem sempre reconheçam isto. A espiritualidade nos ajuda a cultivar os valores que dão sentido à nossa vida e à nossa existência neste mundo. É o cultivo
da espiritualidade que nos ajuda a ser bons e a ser melhores, buscando sempre mais nos superarmos, para cultivar a perfeição a que Jesus nos desafia: “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mateus 5,48).
Temos sede de infinito, temos ganas de superação, temos ímpetos de vitórias! A espiritualidade nos coloca em sintonia e em comunhão com a nossa Fonte primeira e nos ajuda a ser íntegros, completos, preenchidos pelo Único que nos pode satisfazer de fato! Através da oração, da meditação, da leitura dos textos sagrados e do encontro com os irmãos e irmãs que partilham da mesma fé, cultivamos a caridade que nos humaniza, a alegria que nos rejuvenesce, a paz que nos faz irmãos, a paciência que nos acolhe, a afabilidade que nos dá ternura, a bondade que nos engrandece, a fidelidade que nos faz fortes, a mansidão que nos suaviza, a temperança que nos acalma, a saúde que nos anima!
Gratidão, Senhor, porque Tu nos dás a capacidade de nos relacionarmos contigo, de estarmos em comunhão contigo e desfrutarmos de tuas graças e de tuas bênçãos! De ti viemos, em ti somos e para ti haveremos de retornar, Senhor! Gratidão pela grandeza que nos concedes através da espiritualidade que nos completa e nos faz inteiros e teus!
Amém!
Frei Aluísio Aves. OFM – Livro Mensagens de Saúde – Vol. 03