Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Mensagem do Custódio › 24/04/2021

Palavras do coração franciscano – Um coração capaz de misericórdia

Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM

 Nestes tempos tristes e difíceis que estamos vivendo, onde faltam o amor, a misericórdia e a esperança, onde a morte parece ter a última palavra, onde não se percebem sinais da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos convocados de modo particular a reforçar os laços da esperança, do amor, da misericórdia, da fraternidade e da solidariedade, renovando a consciência de que trilhamos juntos a aventura da vida e da fé: “surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda, demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento”1.

Humildemente, gostaria, de forma bem serena, dedicar este momento para refletir um pouco sobre a misericórdia. Franciscanamente, aprendi que, sem misericórdia, não há amor e, sem amor, Nosso Senhor Jesus Cristo continua encerrado no túmulo. Aprendi também que exercer misericórdia é um ponto relevante na fé de cada um que serve a Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”, “Sede misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso”2.

Quando o nosso coração se torna capaz de misericórdia, conseguimos ter um olhar de pureza. Saberemos enxergar o que cada pessoa tem de melhor e não teremos tempo para desconfiar e nem julgar ninguém, por mais evidências que possamos imaginar. Conseguimos ter ouvidos atentos não às falácias, mas, sim, às necessidades, aos sentimentos, às queixas e desabafos de quem precisar ser escutado com atenção. Conseguimos ter língua abençoada, para nunca falar negativamente da vida de ninguém e teremos a terna capacidade para oferecer sempre uma palavra de consolo e de perdão a quem precisar. Conseguimos ter mãos incansáveis na arte de fazer somente o bem e sempre ocupadas na prática das boas obras. Conseguimos ter pés capazes de percorrer qualquer distância para ajudar a quem necessitar e para pôr fim à solidão que escraviza muitas vidas.

Precisamos, urgentemente, ter um coração capaz de misericórdia, assim como é o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo! A vida precisa ser protegida por ações sempre fundamentadas na misericórdia. A misericórdia traduz em gestos concretos em que consiste o verdadeiro amor. O amor nos torna capazes de fazer acontecer o carinho, a compreensão, a ternura, o perdão e a alegria de só oferecer o que vai fazer a vida de todas as pessoas cada vez melhor e mais bonita. Precisamos, com urgência e incondicionalmente, acreditar no amor e pedir a Nosso Senhor Jesus Cristo a graça de torná-lo uma realidade visível nas nossas vidas, nas vidas de todas as pessoas e na vida do mundo em que vivemos. Acredito ser este o melhor caminho de ressurreição da vida, da esperança e de tudo o que é bom.

Não é difícil compreender que a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo se manifesta na beleza do amor em todos aqueles que se tornam, para os outros, presença real da sua divina misericórdia. Voltemos a nossa vida, o nosso coração e o nosso olhar para Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado! Deixemos que a sua misericórdia transforme a nossa vida e nos ajude a transformar a vida de todas as pessoas. Confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo. Tenhamos a coragem de voltar para o calor de seu misericordioso abraço. Desta maneira poderemos sentir, constantemente, a sua presença maravilhosa e ressuscitadora. Sentiremos o pulsar de seu Sagrado Coração e, envolvidos por seu amor eterno, teremos, nós também, um coração bem mais capaz de misericórdia, de paciência, de perdão e de um amor que não se cansa de amar.

E, como um humilde frade franciscano, concluo esta despretensiosa reflexão rendendo em tudo e sempre “graças ao Senhor, porque Ele é bom; e é eterna a Sua Misericórdia”3.

Desejo que minhas humildes palavras, talvez, lhes sirvam para um bom momento de reflexão. Se assim for,

Boa reflexão, então!

Convento São Francisco, Campo Grande, MS, 12 de abril de 2021.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X