Frei Rinaldo Aparecido Santiago, OFM
Num mundo em que impera muitas vezes a beleza, somos continuamente forçados a acreditar que o estético é o maior valor que uma pessoa possui.
E lá se vão, homens e mulheres às clínicas de cirurgiões plásticos.
Estica-se dali, quebra-se um pouquinho acolá, tingem-se alguns fios aqui. Ou então dá-se um banho de loja, ou coisas assim.
Concordo que muitas vezes, isto concorre para que a pessoa sinta-se melhor. Em muitos casos, podem se corrigir pequenos defeitos. Mas me pergunto: será que resolve mesmo alguma coisa?
Penso que em muitos casos sim, outros não.
Se tufo fosse resolvido à base de um bisturi, não aconteceria o que muitas vezes temos visto noticiado nos jornais: homens e mulheres muito belos, tirando suas próprias vidas. Parece que nem sempre a beleza estética é tudo.
Talvez precisássemos de uma plástica na alma. E o que isto caros amigos? Será que tem alguém especializado nesta área médica?
Plásticas na Alma. Seria por assim dizer, mudar o interior. Renovar o que nos move. Perguntar-nos: Qual a pedra preciosa que nos guia? Onde está o nosso tesouro? Em que descansa nossa alma? São perguntas fundamentais que devemos fazer para descobrimos por quais caminhos andar.
Parece que o bisturi de que o mundo precisa, é aquele que vai além de eliminar rugas. Precisamos operar o interior de cada um de nós. Faz-se urgente que nos voltemos para a essência das coisas. Saindo do mundo fútil que não nos leva a nada.
A beleza interior é um valor bem pouco cultivado em nossos dias. Poucos correm atrás dela e quando a encontram se transformam. O belo deve ser assim como o sol, que nunca se põe antes da hora ou dos pássaros que cantam afinadamente, sem espera um contrato famoso ou aplausos glamorosos.
Ouvi dizer. Infelizmente é assim que se fala. Ouvi contar de certo Galileu, se não me engano tinha o nome de Jesus Cristo. Parece que este moço fazia plásticas na alma das pessoas. Porém, só tinha uma condição: o querer e a fé.
Sabe, gostaria que este moço fizesse uma plástica em minha alma. Que para mim ele não fosse um ouvi dizer, mas sim um acredito.
Gente, plásticas na Alma é o que precisamos todos nós.