Hoje, há 522 anos, nesse solo pátrio foi celebrada a Santa Missa por Frei Henrique Soares de Coimbra OFM, Capelão Mor da Esquadra de Cabral. Pela primeira vez, o Evangelho foi anunciado, a Santa Palavra de Deus chegava nesta terra anunciando a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte! (Era a oitava de Páscoa).
O lenho verde colocado na terra brotou e produziu flores e frutos. Muitos os negam, mas deles se alimentam! Desde então, todos os dias em todos os Altares desta terra se celebra o Santo Sacrifício do Altar. Glória a Jesus na Hóstia Santa que há 522 anos se consagra sobre o Altar, e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar!
Outra cerimônia importante de cunho cristão foi a colocação de uma cruz, símbolo a qual houve a vinculação com o nome do lugar encontrado: “Terra de Vera Cruz”. Na ocasião de sua partida, o frei recebeu das mãos de Nicolau Coelho, crucifixos de estanho que deveriam ser distribuídos aos indígenas. Pelas mãos de Frei Henrique, o primeiro missionário do Brasil, lançava-se assim a fixação do Evangelho no Brasil. Após esta, a segunda Missa foi celebrada no dia 1º de maio, na foz do rio Mutarí.
Fonte: Brail Escola e Arquidiocese de Brasília