Imagem: Google
Frei Aluísio Pereira Alves Júnior, OFM
Paz e bem!
“Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros.” (Romanos 12,15-16a)
Simpatia é um sentimento de afinidade entre pessoas que se querem bem. A simpatia nos leva a sentir o coração do outro, nos dá a capacidade de sentir com o coração da pessoa que amamos e assim nos ajuda a nos solidarizarmos com ela em sua alegria ou em sua tristeza. A simpatia alimenta em nós sorrisos e lágrimas, mas em tudo contribui para a aproximação das pessoas pelo amor e pelo desejo de ver a outra pessoa bem e em paz. Precisamos cultivar a simpatia em nossas vidas, para que aumentem entre nós os laços de amizade, de caridade, de empenho pela felicidade do outro. Pois, quando cultivamos a simpatia, alegramo-nos pelo bem do outro e desejamos-lhe a paz que tem sua raiz no Coração de Deus! Ser simpático é ser um espelho de coisas boas para os outros.
Senhor Deus, Tu me ouves em minhas aflições e me dás a alegria com tua Presença contínua em minha vida! Estás sempre atento às minhas necessidades e me satisfazes com teu Amor que me revigora as forças! Eu te agradeço, Senhor, pela tua Bondade e pelo teu Amor sempre fiel! Ajuda-me a cultivar em minha vida a tua sensibilidade, a tua compaixão, o teu amor e a tua bondade no relacionamento com os meus irmãos e irmãs! Dá-me um coração humano e fraterno, para que eu seja presença de tua bondade e do teu amor para todos que precisarem de ajuda e consolo! Amém! Saúde!
Deus te abençoe! Abraço.
(do livro “Mensagens de Saúde: Valores que alimentam a saúde física, mental e espiritual. Capelania do Hospital São Julião, Campo Grande, 2019, p. 31)