Missão Franciscana do MT e MS

Rua 14 de Julho, 4213 - Bairro São Francisco - 79010-470 - Campo Grande, MS

Notícias › 24/05/2022

Francisco encontra os bispos italianos na abertura da assembleia da CEI

A 76ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana foi aberta com a presença do Papa Francisco. A reunião dos bispos italianos prosseguirá até 27 de maio e nela será eleita a terna que será proposta ao Papa para a nomeação do novo presidente dos bispos italianos.
Momento de oração que introduziu o encontro do Papa Francisco com os bispos italianos

A tarde desta segunda-feira (23) foi marcada por um encontro reservado entre o Papa Francisco e os bispos da Conferência Episcopal Italiana, a CEI. Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a audiência durou cerca de duas horas na Sala Paulo VI.

Representantes de 226 dioceses participaram do encontro no Vaticano que abriu os trabalhos da 76ª Assembleia Geral que acontece no hotel Hilton Rome Airport, em Roma, com o tema: “Ouvindo as narrativas do Povo de Deus. O primeiro discernimento: quais prioridades estão emergindo para o Caminho sinodal?”.

Para esta terça-feira (24), como informa o site da CEI, está prevista a abertura das atividades com uma intervenção do cardeal Gualtiero Bassetti e a eleição da terna que será proposta ao Papa para a nomeação do novo presidente dos bispos italianos. A coletiva de imprensa de encerramento da semana será realizada na sexta-feira, 27 de maio.

Cardeal Zuppi é o novo presidente dos bispos italianos

O Papa escolheu o cardeal Matteo Maria Zuppi, 66 anos, arcebispo de Bolonha, como o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). A nomeação ocorreu nesta manhã de terça-feira (24/05), logo após o término da primeira sessão de trabalhos da 76ª Assembleia Geral da CEI no Hilton Rome Airport de Fiumicino, durante a qual os bispos de toda a Itália procederam à eleição dos três nomes para a nomeação do presidente que substituiria o cardeal Gualtiero Bassetti, 80 anos, arcebispo de Perugia-Città della Pieve. O cardeal Bassetti, que terminou seu mandato de cinco anos, foi quem leu a comunicação do Papa com a escolha de Zuppi. Uma escolha que repete uma história que já ocorreu na década de 1969-1979, quando a CEI foi guiada pelo arcebispo de Bolonha, Antonio Poma, à frente da Igreja em Bolonha desde 1968

Cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e novo presidente da CEI

Saudações de toda a Itália

Várias mensagens de saudações foram enviadas nessas horas ao novo presidente da CEI por políticos de todos os partidos ou do mundo das associações, como Ação Católica, ACLI, ProVita & Famiglia, Fórum das Famílias, Migrantes e a Comunidade João XXIII. Felicitações ao cardeal também da União Budista Italiana que assegura continuar a “relação frutuosa e amigável” com a CEI. O rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, numa mensagem em nome da Comunidade Judaica de Roma, escreve que ao cardeal Zuppi “nos liga uma relação de amizade e estima consolidada ao longo do tempo. Estou certo de que sua orientação crível e sábia da CEI será fundamental para continuar no percurso da colaboração entre judeus e católicos”.


Fonte: Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Cadastre-se e receba nossas novidades

X